terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Planejamento de seu Salão de Beleza

Fama fazendo sempre melhor!!!



Planejamento 


1) Curso: Como você e o dono do salão que vai ser montado, o curso pra você e fundamental e tem que dominar todas as áreas, como por exemplo: Cortes, escovas (Escova lisas, e cacheadas, escova curtas, definitiva, progressivas...). Químicas em geral, tratamentos diversos.

Agora você já pode dominar sua área e garantir um trabalho de qualidade pra seus clientes.

Como o salão e seu, com conhecimentos também seus colaboradores vão ser muito bem treinados por você, afinal todos vão precisar.




2) Pesquisa de mercado: Depois de aprender as habilidades, faça uma pesquisa de mercado, preços, tipo de cliente que vai atender (classe A, B, Ou C, horário que seu salão vai funcionar, (veja bem, um estabelecimento tem que ter um horário certo para abrir e pra fecha isso e primordial).
Você deve tá se perguntando... Mais vou trabalhar com horário marcado? Mesmo assim tem cliente que vem sem marca, por exemplo, aquele que tá passando na rua e quer conhecer seu trabalho.

 3) Marca de produtos: Agora com a pesquisa de mercado pronta, vamos fazer uma pesquisa de produtos, pesquise pelo menos quatro marca assim você vai decidir melhor as comissões, com tudo pronto agora você pode calcula os preços dos tratamentos químicos, progressivas, definitiva, coloração, hidratação... Vou da um exemplo simples.
  1. Você tem que saber o preço do produto. Ex. Um tubo de coloração R$20,00 Oxidante mais luva R$5,00 Total = 25,00 aqui tá o meus gastos. 
  2. Agora com meu valor de gasto, vou definir o valor a cobra (lembrando que você escova o cabelo no final, vamos colocar embutido).
  3. Meu gasto e R$25,00 escova embutida R$30,00 seu tempo custa 75,00 =130,00
  4. Ok agora sim vai definir a comissão do profissional e o lucro do salão R$130,00 - 50%= 65,00 Profissional
  5. O do salão fica assim: 65,00 - 25,00 gastos = 40,00 (esse valor ainda tem água energia linha de lavatório e finalização).
O salão pode repassa 60% para o profissional, e ficar com 40% e fazer a venda dos produtos que e de 25,00 assim vocês não precisa tá controlando o profissional com desperdício de produto. (lembre-se que o fornecimento das marcas pelo salão e muito importante pra manter uma qualidade no atendimento) 


 
4) Colaboradores: Agora com a pesquisa de produto pronta, vamos fazer uma analisem de nossos colaboradores, cabeleireiros, manicures, esteticista, auxiliar, maquiador... Aqui já podemos definir as comissões e como esses colaboradores vão receber, e muito importante você definir isso pra saber os valore que vai ser cobrado do cliente.
Vou da alguns exemplos simples: Serviços prestados, corte, escova, lavagem, passar produto do cliente 60% profissional, 40% Salão, ou seja, a cada 100,00 reais 60,00 Cabeleireiro 40,00 Salão, química tudo que vai uso de produto incluindo hidratação 50% com produto do salão, ou seja 100,00 reais 50,00 Cabeleireiro 50,00 Salão.
Manicure, para não ter grandes problemas na qualidade de atendimento do cliente como por exemplo: falta de descartável, esmaltes velhos, produtos faltado na hora de atender, assuma as compra de produtos e pague pra ela 60% ou seja, de 100,00 reais 60,00 Manicure 40,00 Salão, (dessa forma você  incentiva a não desistir e fideliza sua clientela).
Estética: Na parte desse serviço dependendo da profissional e preferível você alugar o espaço, mais no caso cobre entre 30% a 40% e deixe o investimento de produto e equipamento pra ela, a não ser que você conheça do ramo ai sim invista, (e que toda vez que um profissional dessa categoria sai do salão não temos o que fazer com as marcas que ela deixa, pois outros que vem conhece marca diferente).

5) Ponto: Como já definimos os preços e comissões, agora e a vez do ponto, para a montagem do espaço. Preste atenção, se o ponto e movimentado, veja se não e um bairro dormitório ou seja um local bem povoado mais as pessoas trabalham e só volta à noite pra dormir. E  muito importante ver cada detalhe, estacionamento, se todos os acessos ao cliente e bom. Analise bem o prédio, fiação da energia ponto de água para estalar lavatório, saída de esgoto para aceso fácil, e ventilação do ambiente. (lembre-se que isso tudo vai passar por vistoria da prefeitura e vigilância sanitária e bombeiro).

6) Parte burocrática: Tudo pronto? Já foi escolhido o local? Tá tudo de acordo? Procure um escritório de contabilidade, ou se preferir fazer por conta própria, de entrada na prefeitura, chame um empresa de instinto de incendeio pra avalia, depois o  bombeiro.
Agora passa a ter algumas regrinhas nessa vistoria do prédio pra ser aprovado.
  1. A parede tem que ser pitada com um barrado de 1.80 com tinta lavável.
  2.  O lavatório tem que ser estalado sem que o esgoto fique exposto ao tempo, para invita água parada e problema de saúde. 
  3. Parte elétrica não pode ter fio solto a mostra desencapado. Essas são algumas regras que tem que seguir.
 Se você tiver algumas duvida sobre tributação, jurídico ou financeiro procure o SEBRAE de sua cidade e tire as duvida eles são muito atenciosos e vai te ajudar muito.

7) Contratações: Veja o melhor jeito na sua Cidade, faça um anuncio em um jornal ou balcão de emprego e avalie seus colaboradores, conheça toda capacidade de cada um pra ver se tá à altura de seu planejamento, veja se vão atender seus requisitos, avalie detalhadamente cada um, pra isso marque teste pra avaliar o serviço de cada profissional, veja se tá bom ou precisa de reajuste, lembre-se que uma boa equipe tem que ser bem treinada, e depende de você.
Teste dos profissionais.
  1. Cabeleireiros (a) mande fazer um ou mais corte com escova e chapinha isso ele tem que domina legal.
  2. Manicure um pé e mão com decoração, se preferir mande fase algumas decoração variadas.
  3. Estética essa e avaliada de uma maneira diferente, converse bastante e veja suas habilidades, pergunte sobre as marca de produtos que ela conhece, faça pergunta e anote, depois você liga na empresa das macas e confirme o que ela respondeu assim você vai ver o conhecimento dela.
  4. Auxiliar, essa tem que no mínimo tá cursado, mais avalie se ela gosta da profissão, mande lavar um cabelo e escova.
Em quanto química! Todos vão se adapta as marcas do salão, chame um técnico para passa tudo para você e seus colaboradores, eles já deve ter aprendido o básico, gostaria de alertar: corte escova penteado e criatividade, química e estudo, então fique atento (a).

Na contratação converse com seu contador sobre a possibilidade de um contrato com cada profissional.
Lembrando também que tem nova lei sendo aprovada para essa negociação de nossa categoria para saber mais procure o SEBRAE de sua Cidade ou um sindicato da categoria.
 


8) Preparar para inauguração: Faça convite e entregue no comercio próximo do seu futuro salão, com data definida da inauguração, de algumas coisas de brinde, por exemplo, hidratação, escova, um mão de brinde, de varias mão de repente ela faz o pé, hidratação e outros tratamentos façam com produto da marca que você vai trabalhar, esses primeiros contatos pode virar cliente.

Lembre-se que nesse dia as empresa de cosmético tem interesse de tá junto orientado você, por esse motivo faça convite com antecedência.




9) Reunião com a equipe: Com os testes feitos e a equipe formada faça reuniões com todos para definir seu plano de ação, para a inauguração de seu espaço, defina como vai ser o atendimento, faça uma apresentação das marcas de produtos que vai trabalhar para os colaboradores, apresente um projeto com metas pra todos e lidere com algum plano pra que eles possam alcançar cada uma das metas, como por exemplo: uma promoção de algum serviço.







10) De um nome para seu Salão: Agora tá tudo pronto ou quase pronto, como você já deve ter pesquisado já tem um nome pra esse espaço, crie uma logomarca e um is logo.

Escolhas os movem e preparem a montagem, tudo pronto? E hora de inaugura, façam uma propaganda em uma rádio ou jornal de boa circulação, apresente sua equipe faça barulho, tudo tem que tá com o tempo planejado, se falta alguns reajuste pode ser feito com o salão em funcionamento, por exemplo: Prefeitura e bombeiro... mais e chato porque você tá atendendo e o fiscal te fazendo pergunta como se ago tivesse errado e se tiver eles vão embaçar.



Dicas:

Planejamentos administrativos tem o SEBRAE



Administrativo te ajuda pra passa as tarefa certa de seu negocio, aqui em São Paulo na faculdade de administração da UNESP tem uma equipe gratuita chamada Paulista Jr. E muito bom já usei seus serviços são de uma competência incrível.



Para elaborar seu espaço certinho, a faculdade de arquitetura também dispõe  de equipe, isso tudo de graça só pra avaliar seus alunos na pratica, vá ate um faculdade de sua cidade e fale com a diretoria.

Att:

Vando Cabeleireiros

 

 
 
 


 


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